domingo, 6 de novembro de 2011

Dica: Cartões de débito para usar na Europa

O cartão de crédito sempre foi a forma mais utilizada de compras no exterior, é muito bem aceito e muito prático. Porém, tem algumas características que pouca gente conhece dos cartões que podem não ser muito interessantes:

  • Cobrança de IOF - É um imposto cobrado de 6% sobre qualquer transação;
  • Variações cambiais - Não chega a ser necessariamente uma característica negativa, pois assim como o valor o valor da moeda internacional pode aumentar, ela também pode diminuir. Mas quando se pensa em planejamento de daquela viagem dos sonhos, é melhor não arriscar e ter uma crise financeira como impeditivo para realização ou continuação de um sonho;
  • Limites de crédito - Os cartões de crédito tem limites de compra, e esses limites podem impedir que você continue sua viagem, ou até mesmo pode te induzir a gastar mais do que você realmente pode. 


Levar grandes quantias em dinheiro também pode não ser interessante por questão de segurança, nem precisa falar. Traveller Checks também é coisa do passado, pela dificuldade de compra e troca que, quem conhece, sabe que existe.

A idéia mais interessante que vejo para essa questão são os chamados cartões de débito internacionais. Funcionam como cartões de crédito em relação aos lugares onde são aceitos, porém não têm cobrança de IOF citado acima, nem problemas de variação cambial, pois são convertidos no momento do carregamento.

Para carregar, é uma transação muito simples e pode ser feito a distância apenas com uma transferência bancaria. Também podem ser emitidos cartões adicionais, debitando de uma mesma conta e possui toda a versatilidade de um cartão de crédito internacional.

Um cartão que posso indicar pois já usei é o Visa Travel Money, que pode ser solicitado pelo Banco Rendimento, mais informações no aqui. É muito simples e rápido, sem comprovações de renda e aquelas coisas demoradas de cartões de crédito.

Veja mais:




Boa Aquela viagem dos sonhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quaisquer dúvidas ou comentários serão bem-vindos. Contribue...